Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (24) em Araxá/MG por manterem aves silvestres brasileiras em cativeiro sem autorização. A ação foi realizada pela Guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb), após denúncias anônimas que indicavam a presença de pássaros da fauna nativa mantidos ilegalmente.
Durante a operação, os policiais visitaram diversas residências no perímetro urbano da cidade e no bairro Boca da Mata. Em uma casa, foi encontrado um papagaio-verdadeiro (Amazona aestivae). Já em outra residência, havia dois papagaios-verdadeiros, seis pintassilgos (Spinus magellanica alleni), um periquito-rei (Eupsittula aurea) e uma maracanã (Primolius maracanã). No total, 13 aves foram apreendidas.
As aves apreendidas foram encaminhadas para o Hospital Veterinário de Uberaba/MG, onde passarão por avaliação médica veterinária. Após a reabilitação, elas serão devolvidas ao habitat natural. De acordo com a PM MAmb, quatro autos de infração foram emitidos, totalizando R$ 239.138,70 em multas.
Os autores foram liberados após assinarem termos circunstanciados de ocorrência e se comprometerem a comparecer em juízo para prestar esclarecimentos.